quinta-feira, 22 de julho de 2010

Quer Mentir ? Escreva Ficção !

OBS: O post não é grande, é você que tem preguiça de ler !

_____________________________//___________________________________

Ultimamente, eu ando cansada de mentira. Creio que depois de 17 anos nesse mundo hipócrita, as mentiras já chegaram aos fios do meu cabelo. Não posso ouvir uma, minúscula que seja, que já me irrita. Não consigo nem sequer cruzar com um aspirante a mentiroso, sem ter que dar meia-volta e ir direto à sala do meu terapeuta.

POR QUE AS PESSOAS MENTEM ?
Honestamente, há quanto tempo a humanidade tenta responder a essa pergunta? Já escutei tantas teorias que perdi a conta.

Há indivíduos que se justificam através da célebre frase: “menti para protegê-lo”. Apenas me expliquem: quem em sã consciência quer ser protegido por uma mentira?

Certo dia, conheci uma jovem. Bonita, por volta dos 20 anos de idade,caloura na faculdade. O grande problema era que ao ir para o curso, ela parava no barzinho de frente para a escola, junto com os “amigos-para-sempre-conhecidos-há-uma-semana”. Com o passar do tempo, os convites não ficavam mais restritos ao barzinho; iam além. No entanto, seus pais não a deixavam sair, por precaução. O que ela fez ? Mentia. Sobre tudo. Seus pais logo desconfiaram, mas não havia como provar e sempre que a confrontavam, ela respondia grosseiramente. Três meses se passaram nessa situação. A jovem afirmava que aquele era o melhor ano de sua vida. Isso porque naquele ano, seus pais de tanta preocupação e sofrendo de hipertensão, quase morreram após um ataque cardíaco; naquele ano ela colocou na boca a primeira gota do líquido que a deixaria em uma irmandade "AA" por anos; e naquele ano, oito meses após o início de suas mentiras, ela estava grávida de uma noitada em uma república qualquer e sem dinheiro para continuar os estudos. Ao conversar com ela, eis a explicação: “eu não queria dizer à eles (pais) sobre a bebida nem as festas, pois eles me proibiriam. Eles sempre foram contra. Então, apenas menti para não desapontá-los e também protegê-los do que eu estava me tornando.”

Agora, eu fico me perguntando: ela não os desapontou ainda mais ? Do que realmente ela os protegeu ? Por que as pessoas mentem, mesmo? Ah, já havia feito essa pergunta!

Com a imensa dúvida latejando em minha mente, eu recorri a maior sabedoria da atualidade: Google. Grande foi minha surpresa, quando ao receber 279.000 resultados, inclusive de livros sobre o assunto e teorias feitas por doutores das mais diversas áreas, não encontrei nenhuma resposta que realmente me convencesse.

Frustrada, comecei a escrever esse texto, sem nem idéia de como terminá-lo. Foi então que eu percebi que como não possuo a resposta, proponho a solução:

Quer mentir? Escreva ficção! É a única maneira de se contar a maior mentira já existente, ser paga por ela, tornar-se conhecido e ainda, quem sabe ganhar um prêmio de Literatura?

4 comentários:

  1. acho que mentir é básico para a boa convivencia social do ser humano, os politicos mentem, as massas fazemq uestão de acreditar nos politicos mentindo amis ainda, pois eles memsmo são mentirosos e desonestos de primeira, nos enganamos nossos familiares com coisas pequenas ou grandes do tipo "ah mãe, eu não bebo,fumo,me drogo...não com seu dinheiro." (só para constar, não falo por experiencia propria, porem como jovem sei como é), e muitas outra mntiras pequenas ou grande.A mentira está incrustrada na nossa sociedade de maneira intriseca. mentir é humano.mentir mantem a estabilidade da sociedade tal qual ela é.

    está ai minha teoria. acho que é isso.

    ResponderExcluir
  2. - Olá, Pedro. Obrigada pelo comentário. Eu entendo totalmente seu ponto de vista.
    O que acontece é que existem dias em que desde o momento que abrimos os olhos, até o momento em que vamos dormir, há mentiras (muitas vezes, descaradas) "em cima" de nós. E isso vai virando uma bola de neve, até o dia em que "explodimos". Foi mais ou menos isso o que aconteceu nesse post. Uma maneira de tentar entender as mentiras e ao mesmo tempo propor uma solução.

    Gostei bastante que você veio defender seu ponto de vista :)
    Apareça mais vezes!

    ResponderExcluir
  3. Tens talento para a escrita. Segue o baile!

    Abraço
    http://www.historiasparaobanheiro.com

    ResponderExcluir